sexta-feira, 10 de abril de 2009

Drik, as Primeiras Impressões de CitiesXL parte 1

CitiesXL é a tentativa da Monte Cristo para evoluir o gênero de cidade – construção ao próximo nível. Se você for ao blog do game você verá o seguinte: Uma satisfatória idéia de onde eles querem levar CitiesXL. Gentilmente a Monte Cristo me convidou para ir a “Paris” e a conhecer pessoalmente o time de desenvolvimento e tocar uma construção do jogo. Aqui, eu compartilharei as minhas impressões. Primeiro, eu penso que vale mencionar que estou falando direto com fãs de SimCity e que é justo dizer que todos nós temos uma grande expectativa de como um jogo de cidade-edifício deveria ser. É um gênero que era estabelecido - e esteve desde então largamente definido - por SimCity. Sinto que seria improdutivo jogar com noções preconcebidas do que um jogo de cidade-edifício deveria ser, será muito irresistível para fazer comparações entre SimCity4 e CitiesXL. Tendo dito isso, minha impressão inicial de jogar CitiesXL era que eu estava jogando algo muito novo, mas mesmo assim algo muito familiar. Falando como fã do gênero; esta é uma coisa boa.
Agora, dizer que CitiesXL é uma versão melhorada de SimCity é fazer um desserviço enorme a Monte Cristo. CitiesXL realmente é um jogo notavelmente diferente, mas fundou em alguns princípios bem estabelecido de cidade - construir. Estes princípios são realmente universais para qualquer tipo de simulação econômica; administrativa, demandas e crescimento. Estes são conceitos intuitivos, e está facilmente familiarizado a qualquer um. A Monte Cristo levou vantagem nisso, em vez de criar um jogo novo de regras complexas que precisariam ser explicado, racionalizada. Começando com esses princípios familiares, CitiesXL parece nos levar em novas direções. Algumas destas são opções que nós sempre quisemos em um jogo de cidade-edifício; gosto de estradas livre , uma verdadeira máquina 3D (opções de transporte complexas) e sim, até mesmo jogo on-line (eu comentarei depois). Como bem, CitiesXL traz algumas idéias novas bem ambiciosas à mesa.
Gameplay

Começaremos com o que seria uma cidade nova. Você é determinado a um certo tamanho considerável de terra, aproximadamente 10 x 10 quilômetros. Até onde eu sei, este é o único tamanho disponível no momento. Eu direi que 10km x 10km parece como uma área bem suficiente para jogar.
A primeira coisa que eu fiz foi checar fora a ferramenta de estrada nova. Como você poderia ter visto de alguns dos filmes que Monte Cristo libertou, a habilidade para puxar estradas a qualquer ângulo, curvado ou diretamente, realmente está livre e divertido. Eu puxei um plano de estrada bastante não prático, e conectei isto à rodovia.
Então, estava na hora para dividir em zonas. Nós temos Residencial, Industrial, Comercial e Lazer. Cada tipo de zona tem três opções de densidade. Eu criei um pouco de baixa densidade zonas Residenciais e Industriais, e quase imediatamente, casas começaram a crescer.
Então era em para criar trabalhos e começar a economia de cidade, e equilibrando a necessidade por crescimento contra preocupações orçamentárias e outras. Os conceitos fundamentais deveriam estar imediatamente familiarizados a cidade-construir dos jogadores, e os jogadores de SimCity tradicionais acharão uma zona agradável.
Como Prefeito, você fixa as condições para seu Setor Privado crescer e prosperar (que incluem negócios e residentes). Você é diretamente responsável para planejar e desdobrar infra-estrutura, e serviços de apoio públicos, como escolas, delegacias de polícia e hospitais. Cada serviço de apoio tem uma área de efeito que leva em conta a velocidade e eficiência que seu transporte transmite em rede, em vez de calcular simplesmente distância. Assim, contanto que seu serviço seja servido bem por suas redes de estrada, você desfrutará ótimo desempenho, até mesmo se ele não é necessariamente localizado no centro de sua cidade.
Se sua cidade não tiver uma administração poderosa, então a simulação assumirá para você, e como resultado seus cidadãos pagarão uma taxa mais alta. Se você decidir dar poder a sua própria cidade, seus cidadãos estarão mais contentes pagando para muito menos, embora você tenha que lidar com poluição. O mesmo conceito aplica para molhar e tratamento desperdício.



Simulador de Cidade

O modo como joguei, o jogo ofereceu tanta informação quanto eu me preocupei ver. Pude examinar coisas como poluição e tráfego para ajudar a planejar a expansão de cidade. Há conselheiros que darão dicas quando você invoca-os, caso contrário será intruso. A tela de status me conta quantos cidadãos eu tenho para cada classe de cidadão (os Trabalhadores, Trabalhadores Qualificados, Executivos e Elites), quantas casas estão cheias, taxas de imigração, trabalhos disponíveis e desempregados. Há muitos trabalhos disponíveis para Trabalhadores Qualificados, o que agora não tenho bastante, assim eu trabalharia em trazer mais deles para a cidade, por exemplo. Eu posso inspecionar minhas zonas Residenciais, Comerciais, Industriais e Desocupadas para ver as demandas para cada. Uma tela de Orçamento mostra minhas despesas e me deixa fixar níveis de tributação. Todas as ferramentas parecem estar lá para o fiscalizar o prefeito, mas Monte Cristo resumiu os valores atuais em porcentagens.

Como minha cidade cresceu mais opções abriram para mim o que manteve as coisas constantemente interessantes. Eu não vi nenhuma notificação, assim tenho que entrar e conferir meus cardápios para ver que opções novas ficaram disponíveis, por exemplo, uma escola maior ou hospital ou densidades de zoneamento mais altas. Eu ampliei minha cidade, nem sempre tão inteligentemente, puxando estrada aqui, economizando dinheiro sem construir pontes. Admito que haja pouco o que fazer nada estimulante até agora.

Estradas

Tenho que dizer que puxar estradas, pontes e túneis são fascinante, satisfatório e fácil. Arraste a ferramenta de estrada em cima de uma colina e se você tem os fundos que criará um túnel ou puxará em cima da superfície e atravesse qualquer abertura. Use a chave de TROCA e você pode fazer manualmente em qualquer lugar pontes. Eu imagino teoricamente você pode ter um sistema de estrada elevado que viaja em cima de sua cidade, com a única limitação que é que você tem espaço suficiente abaixo para os apoios.

Terra-formando

A construção que eu joguei tinha uma boa gama de opções terra-formando, mas não era tão funcional assim. A Monte Cristo ainda tem que determinar a extensão de opções no terra - formar para o jogador. Acho que haverá opções terra-formando básicas como um nivelador, mas a habilidade para mapa - nivelar terra-formando está incompleto.
Com o passar do tempo eu sempre sentia que faltava algo a fazer, algum problema a solucionar ou expansões novas a planejar. No tempo que eu joguei nada se tornou tão desafiador assim que dominou o meu tempo de jogo. Sentia como se eu pudesse procurar minhas próprias metas. O simulador teve sua própria mente, mas eu nunca sentia forçado para abaixar qualquer uma direção. Deste modo, eu penso que CitiesXL poderia se tornar um cidade-construtor muito mais flexível, lhe permitindo especializar sua cidade como você realmente quer.
Assim, depois de horas minha cidade se desenvolveu em cima de 10,000 cidadãos. Mesmo não estando enganado, esse número até que é bom, e eu tinha uma certa sensação agradável sobre toda essa experiência. Eu sentia que a cidade parecia ser exatamente o produto de meu próprio trabalho, tão pobre quanto era.

Complexidade
Quer dizer, eu sentia que o simulador me deu o tipo de resultado que eu mereci. Não insistiu que eu ganhasse, e nem parecia castigar, ou eu tinha pré-determinado os desafios e nem me dei conta. (Eu não notei nenhuma opção de dificuldade, assim eu não estou seguro se haverá quando o jogo for lançado.)
Claro que eu não posso buscar dados conclusivos em uma única sessão de jogo, mas sentia como o simulador estava fazendo um satisfatório trabalho global. Sendo um forte fã de SimCity, eu senti um alivio em ver que o nível de complexidade que nós esperamos de um simulador de cidade-edifício parecia estar presente, intacto. Eu não estou insinuando que jogos mais complexos são mais "divertidos", mas é justo esperar que certa genealogia nos jogadores desse ramo; esperar um certo nível de sofisticação de um simulador de cidade é fundamental.
Gráficos

Visualmente, o jogo olha satisfatório, mas eu esperaria ver mais polimento. Com uma verdadeiramente cidade em 3D, você pode ir agora completamente para nível de rua e pode caminhar ao redor e pode ver tudo da perspectiva de um cidadão. Você pode clicar e pode seguir qualquer carro. Há um modo de cartão postal para a máquina fotográfica que lhe permite levar a fascinação na cidade. Espero que tenha mais opção de personalizar sua cidade como nomear suas ruas ou pôr sinais para nomear seus distritos.
Me foi passado que haverá estilos de edifício diferentes do europeu: Norte Americanas e Asiáticas, com o potencial de refinar até mesmo mais adiante; por exemplo, você poderia ter o chinês, japoneses ou estilos Meio-orientais.
Eu poderia continuar jogando CitiesXL pelo resto do dia, e foi uma surpresa enorme quando Philippe me disse quanto tempo já tinha se passado.


Opções de Transporte

Assim nós terminamos essa sessão de jogo, para descansar um pouco, e então pude adquiri uma pré-estréia tímida de algumas opções de rede novas que estavam sendo desenvolvidas. Especificamente, o sistema de ônibus, e o modo que trabalha é bem direto. Primeiro você instala um terminal de ônibus que designará onde você começa a linha de ônibus. No caminho, você vai instalado mais pontos de ônibus. Vale notar que um ponto de ônibus ocupará a estrada e azulejo de calçada assim você não precisa destruir qualquer edifício. O sistema parece muito preciso e instruído, exatamente como suas rotas são fixas; imensamente útil para sua rede de transporte. O mesmo sistema de desenvolvimento aplicaria a trens, metrôs e outros tipos de transporte.


O tráfico é simulado em uma pista central, e controle adicionais lhe permiti controlar direção e somar pistas especiais que deverão transmitir em rede. Haverá bastantes modos de transporte que inclui muitas opções para transporte local como também transporte de entre cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais acessadas