domingo, 17 de fevereiro de 2013

SimCity Beta Preview



Com a oportunidade de testar o novo SimCity com o  segundo Beta Closed, eis aqui um pequeno review do que há por vir do novo SimCity.  Depois da demora em receber a Beta Key e fazer o download e as atualizações era hora de iniciar o SimCity. 


Na tela de Menu, um balão de boas-vindas lhe cumprimentava e convidava a participar do tutorial. O Tutorial é o mesmo oferecido no primeiro Beta Closed, mas com pequenas modificações da cidade. No tutorial você só pode fazer o que lhe é ordenado sem deixar espaço para fazer jogadas livremente. Sem dificuldades o tutorial é cumprido em poucos minutos. De volta ao Menu principal é hora de “Jogar”.  A tela de carregamento demorava e por horas os servidores não funcionavam e não deixava “construir” uma cidade. 


Horas depois a região foi carregada e o terreno da cidade foi apresentado. Aqui aparece a primeira barreira para quem já jogou SimCity 4 e  CitiesXL, o terreno é muito pequeno! Não sei se é pelo fato de ser o Beta ou se é só por ter 1hr para jogar, mas o tamanho é frustrante para qualquer um que esta acostumado com os outros jogos.  Fazer o “CityLink” é a primeira coisa ordenada, as zonas e prédios não podem ser colocados sem as ruas, eles são orientados pelo posicionamento das ruas, não sendo possível rotacionar as construções.


As zonas RCI mostram uma verdadeira evolução frente aos outros jogos. Isso porque as densidades das zonas não são limitadas no pelo zoneamento e sim na infraestrutura ao redor das zonas como ruas largas e parques. Com as ruas feitas e com as zonas estabelecidas, aceleramos o tempo e vemos a cidade crescer dinamicamente (caminhões de construção e de mudança, carros e pessoas, muitas pessoas andando na cidade). 


As construções crescem conforme benefícios são colocados próximos a elas, como escolas e parques para residência e delegacias e brigada de incêndio para comércio, etc. Alguns edifícios são aptos a updates e/ou passíveis de edição.

No caso da prefeitura, os updates são feitos na medida em que o nº da população aumenta, com a vantagem de melhorar a distribuição dos recursos e o controle maior dos impostos, etc. As edições servem mais como forma de expandir as capacidades de cada prédio ou até mesmo atribuir novas habilidades à construção.




A escola liberada no beta, por exemplo, é possível aumentar o nº de salas para alunos que não conseguiram se matricular além de expandir o nº de ônibus escolares, diminuindo o tempo de espera nos pontos. Outro exemplo foram os cassinos, que funcionam como uma especialização da cidade (a única liberada no beta, entre cultura, tecnologia etc.). No cassino é possível adicionar novos prédios de jogos e quartos para hospedar os jogadores visitantes, mantendo assim por mais tempo gastos no cassino. Essa ferramenta de edição é sem dúvida uma nova dimensão para o jogo. O que mais chama atenção, em pouco tempo de jogo, é a capacidade de simulação de cada aspecto do jogo. 


Os Sims nunca tiveram tanta importância no SimCity como agora, poder ouvir e ver o que cada Sims pensa, fala e deseja, faz com que a cada tomada de decisão seja pensada sobre vários aspectos e quais os prováveis impactos dela na vida de cada Sims, mostrando o quanto a GlassBox pode ser profunda.De volta a região liberada no beta, três terrenos foram liberados para cidades e um terreno para a construção de um grande benefício para a região (como aeroporto).  


No outro terreno temos as mesmas ferramentas de construção da primeira cidade, o que mostra um prefeito poderá administrar ao mesmo tempo mais de uma cidade. Em uma hora não deu para administrar as duas cidades, mas deu para ver que ficar somente com uma cidade não será tão interessante, ainda mais se os terrenos forem pequenos como o do beta. 


Depois de jogar pela 6º  vez, com o mesmo mapa e com os mesmos recursos ficou claro que esse SimCity aposta na simulação. Não temos sistemas complexos de transportes nem um sistema de estradas revolucionário (ainda que seja possível “fazer curvas”, CitiesXL apresenta uma solução melhor para ruas e pontes). Quando foi dito sobre que “tudo que se vê é simulado”, eu não tinha imaginado o quanto isso poderia ser importante para o jogo. Em todas as cidades que foram feitas no beta, a maior e mais complexa não passou dos 31 mil habitantes, em parte por falta de espaço, mas em outra não. O jogo esta realmente complexo com a GlassBox e há ainda muito a ser simulado com a versão final do game. Mesmo em uma pequena cidade, muito pode ser feito! Com a suspensão dos servidores ao meio dia, ficou a vontade de jogar mais. Acredito que esse SimCity esta na mesma situação que foi lançado o TheSims 3 (mesmo não sendo muito fã da série). Quando TheSimis 3 foi lançado, logo foi comparado com o TheSims 2 e suas milhares de expansões. Logicamente o TS3 não comportaria todos os recursos desenvolvidos ao logo das expansões do TS2, e por isso foi lançado, a meu ver, como uma versão “base” (default) da franquia. Hoje, o TS3 já conta com várias expansões, que oferecem e oferecerão as mesmas  experiências apreendidas pelos usuários com o TS2. Assim, esse SimCity, vejo como uma versão base do jogo que será futuramente acrescida de expansões e DLCs (prática muito comum hoje em jogos da EA). Com isso, problemas como limitação de transportes, ruas, variedade de prédios e entre outros poderá ser facilmente resolvida com essas expansões. O único problema que me aflige é: o quão grande será os mapas desse novo SimCity?





































































6 comentários:

  1. PT-Br!! :)
    Não vejo a hora de jogar esse SimCity!

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  2. Já há rumores de Pacotes de Expansão para esse SimCity :]

    Title: SimCity 5: Livin' Large
    Release date: N/A
    Price: $49.99 (WTF?)
    Content:
    4x4 maps
    6x6 maps
    8x8 maps
    _____________________________________

    Title: SimCity 5: Underground
    Release Date: N/A
    Price: $19.99
    Content:
    Faster & Higher Capacity Freight trains
    Monorails
    Subway's (Sim! Metrô)

    http://forum.ea.com/eaforum/posts/list/9304787.page

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  3. Não vejo o dia que for lançado nas lojas esse jogo. Com certeza em breve vão lançar as expanções para esse jogo. E sim nas expansões o mapa das cidades vão aumentar é claro. Bem que podia no futuro lançar uma expansão tipo A Hora do Rush do Sim City 4. Na qual a gente poderá dirigir nas ruas das cidades. Imagina que legal isso? Ai vai virar GTA-SIMCITY. HAHAHAHAHAAHAHA. Esse jogo promete.

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  4. Que gráficos é esse? Na boa parece que estou vendo mais do mesmo. Onde está as melhoras de 10 anos sem lançar esse jogo? Não sei vcs mas eu quero um jogo com pelo menos gráficos melhores e muito melhores que o anterior.

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  5. Realmente esses gráficos dos post devem ser mesmo no super Low. Acho que a EA não esta apostando muito nos recursos gráficos desse jogo. Por isso ela fez o uso de filtros, para camuflar esse requisito. Esses DLC devem ser realmente fake, como lançar um dlc com mapa maiores? Absurdo!! Espero uma resposta da Focus com um novo Cities XL!!

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  6. É amanhã!! Não aguento mais esperar. Os gráficos estão ótimos para mim, e o tamanho do terreno será só uma questão de tempo. Terrenos maiores deverão ser adicionados ao jogo depois, já que esse SimCity é mainstream game, ou seja, não foi desenvolvido para rodar em apenas máquinas super potentes, e sim em máquinas modestas. Como a Maxis não quis prejudicar a jogabilidade com terrenos grandes, eles poderão vir como DLC para high-end gamers.

    http://www.pcgamer.com/2013/03/01/simcity-city-size-maxis/

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